Família Vianna Raupp

Notes


Manoel Barbosa Itaquy

Foi professor da Escola de Engenharia de Porto Alegre, tendo como projetos importantes a construção do Viaduto Octávio Rocha ( Av. Borges de Medeiros ), o Museu Júlio de Castilhos, o Observatório Aastronômico, oprédio do antigo Banco da Província, a alteração do projeto da antiga Confeitaria Rocco, entre outros. Um dos grandes engenheiros gaúchos, modernizou a cedade, transformando em realidade o planejamento global do refeito Octávio Rocha.
Nacionalista convicto, entrou com uma solicitação de alteração do apelido Itaquy para Itaqui.


Dep. Egydio Carlos Barbosa de Oliveira Itaquy

Formado em advocacia pela Faculdade de São Paulo. Assumiu o apelido Itaquy, por ter ficado conhecido pelo nome de sua cidade natal. Como único aluno da cidade gaúcha de Itaquy, Egydio sempre perguntava se havia chegado correspondência de Itaquy. Isto serviu para que os colegas o chamassem de Itaquy na escola de direito. Ao se formar adotou o apelido pelo qual já era amplamente conhecido.

Foi Deputado pela Província do Rio Grande do Sul.

É conciderado um heroi da Guerra do Paraguai, pois salvou da morte toda a população de origem brasileira que habitava a cidade de Itaquy quando da invasão pelo exército paraguaio. Era então presidente da camara de deputados. Sabendo que as tropas paraguais haviam aniquilado todos os habitantes da cidade de São Borja, ao citia-la, e que estavam partindo em direção a Itaquy, O Dr Itaquy deu ordem para que todos os brasileiros natos deixassem a cidade e se refugiassem nas cidades próximas. com este gesto, quando os paraguaios chegaram a Itaquy, encontraram somente os estrangeiros.